21 de setembro de 2011

Cinema Nacional em Foco

Cinema Nacional

Oscar 2012:
A primeira notícia sobre o cinema nacional que deve ser comentada é a indicação do filme Tropa de Elite 2 para o Oscar 2012. O filme dirigido por José Padilha concorreu com alguns outros longas de sucesso do país, como “Bruna Surfistinha”, “As mães de Chico Xavier” e “Assalto ao Banco Central”, porém foi escolhido por uma Comissão do Ministério da Cultura.
Preferido pelo público, o longa conta a trajetória de Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, assumindo a subsecretária de Inteligência secretaria de segurança do Rio de Janeiro.

Cinema Brasileiro no Exterior:
Em Seoul na Coréia do Sul, a embaixada brasileira está organizando um festival com filmes nacionais, segundo o blog BomDiaSeoul. O Evento, que acontecerá no final de setembro, acontecerá na Seoul National University e apresentará filmes como Canudos, Villa Lobos e Central do Brasil.

Festival Indie:
Para quem está em São Paulo, uma boa sugestão é o festival Indie, que acontece no Cine Sesc e no Cine Olido . O evento conta com filmes de diversos países, como da Holanda e da Tailândia e faz uma retrospectiva de filmes do diretor Béla Tarr e da diretora Claire Denis. O Festival vai até o dia 29 de Setembro.

Mais festival:
Acontece em Brasilia a 44ª edição de um dos mais tradicionais festivais de cinema no país. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai do dia 26 de Setembro ao dia 3 de Outubro. O evento contará com apresentações musicais, oficinas e premiações. O blog A Bilheteria acompanhará tudo que rolar no evento.
Para mais informações acesse o site do festival: http://www.festbrasilia.com.br/
Os próximos festivais importantes são os de: Rio de Janeiro, de 6 a 18 de Outubro, Braft que acontece em Toronto sobre filmes brasileiros, nos dias 30 de Setembro até 2 de Outubro e o 13º Festival de Curtas de Belo Horizonte, do dia 12 a 23 de Outubro.

Nenhum comentário: