23 de setembro de 2011

Lista | Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar
.   Nesta sexta feira, completa 62 anos um dos grandes nomes do cinema mundial atual. O diretor e roteirista espanhol Pedro Almodovar Caballero deixa em seus filmes suas marcas sempre reconhecíveis. Cores fortes no cenário, diálogos ácidos, dramas familiares ou psicológicos e a relação entre sociedade e comportamento são algumas das marcas do diretor.  Sempre envolvendo questões polêmicas, como moral e preconceito, seus filmes se tornaram ícones de um cinema que busca retratar o real, sem exageros ou limitações.
.   O blog A Bilheteria listou seis filmes do diretor como recomendação para você curtir neste final de semana.

"Hable con ella" (Fale com ela, 2002), 
com Javier Cámara, Darío Grandinetti, Leonor Watling e Rosario Flores


Os quatro protagonistas em "Hable con ella"


.   Seu 14º filme é também seu melhor trabalho realizado até hoje. A trama centra-se na história de dois homens, um enfermeiro e um jornalista; e de duas mulheres, uma toureira e uma bailarina; que, por acaso, acabam se cruzando. Lídia e Alícia acabam sofrendo acidentes e entram em estado de coma. Marco e Benígno, que acabam se conhecendo no hospital, tornam-se as companhias delas. O filme traz à tona a característica principal de Almodovar: o entrecruzar de histórias em prol de duas ou mais reviravoltas durante o longa. O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2002 e figura em diversas listas entre os melhores filmes da história do cinema.


"Todo sobre mi madre" (Tudo sobre minha mãe, 1999), 
com Cecilia Roth, Antonia San Juan e Marisa Paredes

Manuela e seu filho em "Todo sobre mi madre"             


.   Um dos filmes mais emocionantes do diretor, "Todo sobre mi madre" conta  história de Manuela, uma mãe solteira que vê seu filho morrer a poucos metros de distância em seu 17º aniversário, atropelado ao tentar conseguir o autógrafo de uma famosa atriz. Manuela, então, desolada, resolve procurar o pai de seu filho, um travesti chamado Lola, que não sabe da existência do filho. O filme aborda temas complexos como AIDS, travestismo e existencialismo. Além de outros prêmios internacionais, o longa venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1999.


"Carne trémula" (Carne trêmula, 1997), 
com Javier Bardem, Francesca Neri e Liberto Rabal

"Carne Trémula" debate fidelidade, deficiência física
e sexo de uma forma bela e complexa


.   Vítor, um jovem que acabara de perder a virgindade com Helena, uma junkie, num banheiro, vai atrás da garota, que trata o rapaz como apenas "uma transa". Após a insistência de Vítor, Helena saca uma arma e um tiro acontece. Ninguém é ferido, mas a vizinhança chama a polícia. Davi e Sancho formam uma dupla de policiais que acaba se encontrando com Vítor no apartamento de Helena. Durante a chegada dos policiais, Davi leva um tiro. Vítor é condenado a sete anos de prisão e Davi tem que reconstruir sua vida em uma cadeira de rodas. Indicado a diversos prêmios internacionais, incluindo o BAFTA de 1998, "Carne trémula" debate fidelidade, deficiência física e sexo de uma forma bela e complexa.


"Volver" (Volver, 2006), 
com Penélope Cruz e Lola Dueñas

Penélope Cruz na pele de Raimunda                 


.   Outro tema recorrente na obra de Almodovar é "mulheres". "Volver" é o melhor representante deste tema. É também seu filme mais famoso, e o mais aclamado pelo público. Conta a história de Raimunda e Sole, duas irmãs que acabaram de perder os pais e que voltam para sua casa de infância atrás de seus passados. Entretanto, duas outras mortes (a da tia das irmãs e a do marido de Raimunda) acabam complicando a vida das duas. Apesar de cenas ficcionais, com a do aparecimento de um espírito, o filme se coloca como uma narrativa do real, absurdamente bem construída, no que o próprio Almodovar diz ser "sua melhor forma". O filme garantiu uma indicação ao Oscar para Penélope Cruz, que interpreta Raimunda e foi o grande vencedor do Prêmio Goya 2007, o mais tradicional festival de cinema espanhol.


"Los Abrazos Rotos" (Abraços Partidos, 2009), 
com Lluís Homar, Penélope Cruz e Rubén Ochandiano
Lluís Homar e Penélope Cruz contracenam em "Los Abrazos
Rotos"

.   O último trabalho do diretor já lançado em DVD e blu-ray, "Los Abrazos Rotos" conta a história de um cineasta, Harry Caine, que há quatorze anos perdera a visão em um acidente de carro, ao lado do amor de sua vida, Lena, que morrera na ocasião. O filme viaja no tempo a partir do momento em que o aspirante a diretor de cinema Ray X entra na vida da Harry. Ray X, na verdade, é filho de Ernesto Martel, ex-marido de Lena, que era traído por ela com Harry Caine. O filme é um trabalho metalinguístico que aborda o cinema como um dos pilares para que se sustente a vida. O filme foi amplamente premiado na Espanha e recebeu uma indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 2010.

"La Piel Que Habito" (A Pele Que Habito, 2011), 
com Antonio Banderas e Elena Anaya

"La Piel Que Habito" chega em novembro ao Brasil
.   O mais recente trabalho do diretor tem previsão de estreia para 25 de novembro no Brasil. Baseado no romance "Tarântula", de Thierry Jonquet, o filme conta a história de um cirurgião plástico que deseja se vingar dos homens que violentaram sua filha. O filme foi apresentado no Festival de Cannes deste ano e foi muito elogiado. "La Piel Que Habito" entra em um gênero não tão explorado pelo diretor, o horror. Porém, o próprio Almodovar descreve o filme como "uma história de terror sem gritos ou sustos".

Um comentário:

Anônimo disse...

amy fisher and buttafuoco dating http://loveepicentre.com/ co-worker dating
windsor ontario dating sites [url=http://loveepicentre.com/]cote de pablo dating[/url] adult dating dorset
transvestite dating powered by vbulletin [url=http://loveepicentre.com/faq/]adult games dating[/url] meito china dating [url=http://loveepicentre.com/user/missgreen/]missgreen[/url] speed dating in miami beach