20 de setembro de 2011

"Tropa de Elite 2" entra na corrida pelo Oscar 2012

O filme "Tropa de Elite 2", de José Padilha, foi o escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012. O anúncio aconteceu na manhã desta terça feira, dia 20, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. A produção, protagonizada por Wagner Moura (foto), vai concorrer a uma das cinco vagas para concorrer ao prêmio internacional.

A lista dos indicados pela Academia será divulgada no dia 24 de janeiroe e a premiação acontece no dia 26 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles, com apresentação do ator Eddie Murphy.

"Tropa 2" foi escolhido de uma lista de quinze filmes nacionais. Entre eles, "Bruna Surfistinha", de Marcus Baldini; "VIPs", de Toniko Melo; "Assalto ao Banco Central", de Marcos Paulo e "Trabalhar Cansa", de Juliana Rojas, exibido no Festival de Cannes deste ano.

Em 2010, o filme escolhido para representar o país foi "Lula, O Filho do Brasil", de Fábio Barreto, mas o longa não ficou entre os cinco indicados finais.

"Tropa 2" é o filme de maior sucesso da história do cinema brasileiro, tendo sido assistido por 11 milhões de pessoas nos cinemas, ultrapassando o recorde de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de 1976.


O filme de José Padilha será lançado em novembro nos Estados Unidos. Para Marcos Prado, produtor do longa, o timing de chegada do filme no mercado americano é bom, pois a publicidade consequente da exibição nos cinemas poderá ajudar a "seduzir" os membros da Academia.

Nenhum comentário: