16 de setembro de 2011

Lista | Extraterrestres

O ser humano sempre teve um misto de fascínio e pavor pela ideia de vida fora da terra. E, ao mesmo tempo que parece ser impossível qualquer outro planeta, que não o nosso, ser habitável, é muito egocentrismo acharmos que somos as únicas riaturas racionais no universo, right? Pensando nisso, vários diretores já materializaram possíveis encontros entre humanos e extraterrestres por meio de filmes, nas últimas décadas. A variação entre o tom de humor e terror sobre a temática do conflito de espécies gera resultados curiosos, no mínimo exóticos. Para curtir o final de semana, aqui estão as dicas de outro mundo:



E.T. - The extra-terrestrial, 1982: Impossível pensar em vida fora da terra e não lembrar do simpático E.T. que se tornou um dos maiores clássicos do cinema. O filme, dirigido pelo Spielberg, foi o primeiro a passar da marca de 700 milhões de dólares de bilheteria e ganhou quatro Oscars das nove indicações que recebeu (dentre outros prêmios).
O filme conta a história de Elliot (Henry Thomas), um menino que encontra o ET perdido (?) na terra e resolve ajudá-lo a voltar pra casa. O filme conta ainda com a participação da little Drew Barrymore. O clássico recebeu uma versão digitalizada em 2002 para comemorar 20 anos do lançamento do filme e é uma ótima opção para ver com a família. As crianças vão adorar.


The 4th Kind, 2009: uma estratégia que é utilizada de maneira cansativa pelos diretores é falar que algo é baseado em fatos reais, que utilizou vídeos verdadeiros, etc. Ainda tem gente que acredita (!), mas isso não vem ao caso.
O filme Contatos de 4º Grau recebeu uma ampla divulgação com a premissa de se tratar de um documentário explicando sobre abduções na cidade Nome, no Alasca. O fato gerou polêmica por conta do número de desaparecimentos no local (como se no resto do mundo pessoas não desaparecessem), e, por fim, a Universal reconheceu que criou os virais (como uma página com a biografia da protagonista do filme) para divulgação.
A história é sobre Abigail Tyler, uma psicóloga que percebe o mesmo comportamento em três pacientes: acordar 3h33 da manhã sendo observado por uma coruja branca. A partir da investigação da psicóloga, esse contato de 4º grau (a abdução em si) é revelado.
O filme conta com Milla Jovovich interpretando a Dra. Tyler e a coruja que fez a Edwiges no Harry Potter, e foi um sucesso moderado. Essa é uma ótima opção para quem, como eu, adora um bom suspense.


Mars Attacks!, 1996: A forma como o tema é abordado sempre faz toda a diferença, Tim Burton que o diga. Com a mais fiel reprodução do ET verde de olhos gigantes, o diretor fez uma ótima comédia envolvendo nosso planeta vizinho, Marte. Deu a louca nos marcianos e eles resolveram fazer da terra o "parque de diversões" deles, matando geral.
O filme conta com um elenco forte: Jack Nicholson, Glenn Close, Pierce Brosnan, Annette Bening, Jim Brown, Lukas Haas, Tom Jones, Rod Steiger, Natalie Portman, Martin Short, Sarah Jessica Parker, Michael J. Fox, Sylvia Sidney, Pam Grier, Brian Haley, Jack Black, Paul Winfield, Brandon Hammond, Jerzy Skolimowski, Danny DeVito, Lisa Marie, Christina Applegate, Joe Don Baker e Barbet Schroeder. Você deve conhecer pelo menos 5 nomes que estão aí. Sobra humor nas cenas de interação entre humanos e marcianos.


The Fifth Element, 1997: Sou fã da Milla Jovovich, e ela parece ser fã de ET's, por isso ela aparece duas vezes aqui. O Quinto Elemento é dessas sessões noturnas da TV aberta, mas não se deve deixar desvalorizar por conta disso. No filme, o ano é 2263, o planeta terra está prestes a ser destruído, e só a união de quatro pedras (que representam os elementos água, ar, terra e fogo) com o quinto elemento (a própria extraterrestre Leeloo, interpretada pela Milla) podem salvar o planeta. Destaque para o herói, Bruce Willis, e o vilão, Gary Oldman, que nem ao menos se encontram durante o filme todo. O filme possui efeitos especiais muito bem produzidos, e de quebra ainda conscientiza a população sobre o rumo que a terra está tomando.




Cowboys & Aliens, 2011: O filme mistura faroeste com high tech, em 1873, aliens feios e brutais buscando ouro e abduzindo pessoas e muitas cenas de ação bem produzidas. Baseado na novela gráfica homônima, produzida em 2006, o filme foi dirigido pelo Jon Favreau (que dirigiu Iron Man I e II).
A atuação fica por conta do trio Daniel Craig, Olivia Wilde e Harrison Ford. O filme estreou nos cinemas semana passada.

Nenhum comentário: