28 de março de 2012

Cine Alternativo | Balada do Amor e do Ódio

 Tivemos quebra-pau na redação ontem e não pudemos postar. MENTIRA GENTE, só tivemos problemas com nosso curso. Enfim! Cinema alternativo! O filme de hoje - Balada Triste de Trompeta - é espanhol, e foi dirigido e produzido pelo diretor Álex de la Iglesia, também responsável pelo thriller/comédia Crime Ferpecto (não, eu não errei as letras). 

A própria sinopse do filme não consegue sequer se aproximar de sua proposta. Para começar, é importante dividir o filme em três fases, a infância, a adolescência e a fase adulta do protagonista Javier. Durante a guerra civil espanhola (1936), o jovem Javier, filho de um palhaço, é fascinado pelo trabalho do pai, até o momento em que militares invadem um espetáculo para obrigar todos os homens presentes a lutar. Para poder proteger as crianças e as mulheres presentes, os homens se dispõem a ajudar. Ocorre então uma cena que eu jamais tinha visto em qualquer outro filme: homens, vestidos de palhaços, em meio a um cenário de guerra. O cenário, a tensão e a emoção da cena é fascinante. O pai de Javier luta bravamente munido de um facão (tipo do Jason, sabe?) até ser preso pelo exército, deixando Javier sozinho

Alguns anos depois o pai de Javier, ainda preso, trabalhando em uma mina, pede para que ele se vingue de quem lhe causou sofrimento. Javier o faz, explodindo a mina onde seu pai trabalhava, fato que levou o Coronel Salcedo a matá-lo. Revoltado, Javier fura o olho do coronel e foge. Consumido pela tristeza e amargura de toda sua infância e adolescência, observamos sua transição e sua entrada para um novo circo, com o papel de palhaço triste. É característico o estereótipo de cada palhaço nos circos espanhóis (o triste, o esperto, o bobo etc.). 

No novo circo, Javier se apaixona por Natália - a belíssima Carolina Bang - noiva do popular palhaço bobo, que é um machista, grosso, possessivo e agressivo. Em mais um ápice de drama, os dois palhaços passam a disputar a atenção de Natália até que Javier, consumido pela humilhação, deforma o rosto do palhaço bobo, Sérgio. Durante sua fuga, é capturado pelo exército que havia prendido seu pai e passa a ser tratado como cão por vingança da parte do coronel cujo olho havia furado. 

Em três parágrafos mostrei quatro ápices do mesmo filme, fato que, normalmente, cansaria qualquer espectador, no entanto, a quantidade de tramas de cada situação, que envolve drama, suspense e apesar de tudo, comédia, é muito bem arquitetada. O filme é, de certa forma, perturbador, caótico, poderíamos dizer. Acompanhar a trajetória de má sorte de Javier gera uma crescente curiosidade em todos nós. 

Ao final do filme, observamos então o momento mais bizarro. Javier enlouquece de verdade e passa a ser o "palhaço vingador". Cria uma imagem de palhaço utilizando ferramentas que ficam dentro de seu cativeiro, deformando seu rosto de forma assombrosa, foge e vai em busca de Natália, gerando um desfecho inimaginável para um filme assim. 

Sabe aquele filme que não faz parte do seu "tipo"? Pode não ser esse, mas sem dúvida faz parte de um dos filmes mais criativos e diferentes que já vi. A loucura, o amor, a raiva e todos os sentimentos possíveis são expressos pelos principais personagens da história. O destaque, logicamente, vai para Carlos Arceres, que interpreta Javier. As cenas e diálogos entre ele e Sérgio, assim como as discussões sobre Natália possuem uma profundidade sentimental que, se não bem examinada, pode até destoar do filme. A Balada do Amor e do Ódio é para sorrir. E para chorar. 

Nenhum comentário: