26 de março de 2012

Especial | Planeta Terror (Quentin Tarantino)

 Seria impossível permitir que a Luiza falasse sobre Death Proof sem falarmos sobre Planet Terror. Por que? Simples, toda essa explicação que a Lu deu sobre referências a outros filmes (também presentes em Planeta Terror), trata-se da homenagem que Quentin e Robert Rodriguez fizeram ao popular Grindhouse. Não sabe do que se trata? Então, nos anos 70, as salas de cinema que exibiam filmes de terror de baixa produção - Filmes "B" - possuíam esse nome. Nestas salas, os filmes, que continham praticamente só cenas de sexo e violência, você pagava para assistir dois filmes ou mais em uma única sessão. Entendeu porque Death Proof e Planet Terror são o mesmo projeto Grindhouse? Inclusive o filme Machete surgiu de um dos falsos trailers antes dos filmes começarem. 

MAS vamos ao que interessa, Planeta Terror. Sabe essas cidadezinhas do interior(rrrr) do Texas? Então, um gás (alguma coisa tóxica, do exército, super criativo isso) transforma parte dessa população em criaturas cheias de cicatrizes (MUITO NOJENTAS) e sem capacidade de raciocínio, a não ser pela vontade de comer carne humana. Ponto. Pelo menos são só criaturas pseudo-retardadas, denominadas sickos. Só usarei o termo zumbis porque ficar falando não-zumbis é um saco. Agora o filme começa a ficar legal: A stripper Cherry Darling - interpretada pela diva Rose McGowan - teve sua perna arrancada pelos monstros e ficou LOCA LOCA LOCA. Ah, a Fergie (sim, do Black Eyed Peas) participa do filme. Até ter o coração arrancado. Quando a Cherry vai para o hospital (blá blá blá) o médico descobre que a esposa, Dakota - a loirassa maravilhosa Marley Shelton, de Sin City, sabe? - ia fugir com a louca do coração arrancado, e prende ela em um armário, com as mãos sedadas (???). 

Tá, depois de várias enrolações, cenas de sangue, a Cherry e a Dakota se unem por um contexto X e a Cherry tem, no lugar da sua perna, uma metralhadora. MANO, ela tem uma metralhadora na perna. QUALQUER ARGUMENTO é inválido contra uma stripper sensual irritada e com uma metralhadora no lugar da perna. Então o pequeno grupo de sobreviventes (que também inclui duas gêmeas bizarras, a enfermeira lésbica e o cherife-preenche-espaço) vai atrás de respostas pra entender que porra é essa o que está acontecendo. Tarantino também aparece no filme (hábito do menino) como um cara que tenta estuprar a enfermeira. Mas ele está infectado e o pênis dele se decompõe. É. 

Aí você me (e se) pergunta: por que assistir isso? DIVERSÃO! O filme não tem uma proposta reflexiva, o filme, diferente de outros do Tarantino, não tem um propósito profundo e reflexivo além do que ele exibe explicitamente. A homenagem aos filmes de terror dos anos 70 sendo trazida para o cinema hoje, com uma produção propositalmente trash é engraçadíssima, em um roteiro que, de tão bobo, é genial! Sem contar que, além do próprio Tarantino, o cara responsável pelo acidente, é o Bruce Willis (outro dos parceiros de Tarantino), e também há várias outras participações especiais (como o Sayid, de Lost. Não me importa o nome dele, ele sempre será o Sayid de Lost). E a trilha sonora colabora muito para o dinamismo próprio do filme. 

Pensando em Planet Terror, até me lembrei do filme Zombie Strippers, farei uma crítica dele essa semana, até. AAHAHAHAHAHAHAHAHA Mas o que interessa é: Planet Terror, VALE A PENA VER (DE NOVO). 

Nenhum comentário: