13 de maio de 2012

Lista | Guy Ritchie



Guy Ritchie
Famoso por namorar a cantora Madonna, Guy Ritchie um expoente do cinema Britânico. Nos compete aqui no Blog listar os 5 melhores filmes de sua carreira, claro o número de produções acumuladas por Ritchie e baixo em relação a outros diretores, mas a qualidade da produção tem o seu destaque. Diferente de Tarantino que conseguiu notoriedade no inicio dos anos 90. Guy Ritchie começou a ganhar destaque a partir do filme "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" em 1998 que lhe rendeu o BAFTA e um prêmio no Festival de Tóquio. Tomo a liberdade de ver esse estilo de Ritchie como um novo estilo "Noir" para o cinema. 


1- Jogos Trapaças e Dois Canos Fumegantes

Primeiro filme de Ritchie e ganha nosso voto por transmitir essa manifestação londrina do subúrbio. O filme conta a história de  Eddy, famoso por sua habilidade nas cartas desde criança, e seus três amigos, Soap , Tom e Bacon, que resolvem colocar cada um a quantia de 25 mil libras para que Eddy possa participar de uma partida de cartas ilegal. Só que Eddy, além de não se sair bem na partida, a termina devendo 500 mil libras para Harry. Caso não pague a quantia em uma semana, ele perderá os dedos da mão, um a um. Além de ser um clássico que deu destaque ao diretor e um filme que vale apena para quem gosta da mistura dos gêneros comédia e ação.



2- Snatch - Porcos e Diamantes

Nesse segundo filme de Ritchie um outro policial comédia, as ruas de Londres tomam um tom sarcástico ao mesmo tempo com aquela sutileza dos britânicos a história de Frankie um  ladrão de diamantes que também faz o trabalho de intermediário de peças roubadas. De passagem por Londres, ele precisa chegar até Nova York para vender alguns diamantes de seu chefe. Enquanto isso Turkish um negociador de lutas de boxe clandestino tem problemas com Tijolo um gangster da cidade que também tem interesse nos diamantes.


3- Revólver

O terceiro filme em companhia com Jason Statham, quinto filme de Ritchie e entrou nessa lista pela novo conteúdo que se apresenta. Com um tom mais psicológico sobre os personagens o filme a principal parece confuso mais ganha o espectador pela trama. Depois de passar sete anos na solitária, Jake Green deixa a prisão. Nos dois anos seguintes ele consegue acumular muito dinheiro graças ao jogo. Seu objetivo é se vingar de Dorothy Macha (Ray Liotta), um dono de cassino que foi o responsável por sua prisão.




4- Rock'n Rolla

Um filme que mostra a apropriação da indústria cinematográfica com o estilo de Ritchie, pois o orçamento do filme está  bem mais alto que seus primeiros lançamentos. Na trama um bilionário russo que está realizando uma alta transação com Lenny Cole, um gângster à moda antiga que sabe bem como cuidar dos negócios. Para festejar o acordo feito, Uri empresta a Lenny seu quadro favorito. Só que o quadro desaparece do escritório de Lenny, o que inicia uma grande busca por seu paradeiro.




5 - Sherlock Holmes 2 - O jogo das sombras

Nesse filme contrasta muito bem a técnica de filmografia de Ritchie. No entanto vou esclarecer que não sou um fã da literatura Britânica, por isso não posso dizer com convicção que o filme é fidedigno com o livro de Arthur Conan Doyle. Nesse filme (para quem já assistiu o primeiro) Sherlock Holmes continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus oponentes, enquanto seu fiel escudeiro John Watson está prestes a se casar e sair numa lua de mel. No entanto Holmes tem que planejar como deter o ardiloso Professor Moriarty (Jarred Harris), que estaria por trás de uma série de assassinatos e com a intenção de desestabilizar a paz mundial.



Nenhum comentário: