13 de maio de 2012

Moviola Incandescente | Elipse

Olha aí! Mais uma edição do Moviola Incandescente! Agora todo domingo o Moviola fará um vídeo sobre cinema para vocês, os bilheteiros!


Hoje, vamos falar um pouco mais sobre alguns conceitos narrativos. No entanto, a ênfase dada aqui é dada ao que é chamado de Elipse. No entanto, também dou uma passeada no conceito de Montagem Construtiva e uma abordagem bem superficial na vida de Sergei Einsenstein (1898/1948). No futuro, gostaria de dedicar um vídeo inteiro em sua memória, já que mesmo que eu fizesse uma série inteira aqui falando sobre o cineasta e suas obras, não haveria como exprimir o que ele representa para a história da sétima arte.
Através da Montagem Construtiva (que vem do período em que foi denominado Construtivismo Russo), através de cineastas como Einsenstein, Dziga Vertov e Pudovkin, temos exemplos como “A Mãe” e “O Encouraçado Potenkim” que apresentam imagens construtivas. O exemplo citado no vídeo é a forma em que construindo vários takes podemos formar uma ideia (olho + água = choro).

Assim, surge a Elipse – um efeito narrativo que dá um “jump” temporal, em um corte, dentre uma cena e outra. O que acaba tendo efeitos invisíveis ao nosso enxergar, no entanto, acaba sendo primordial na construção de uma história. Trago, no vídeo, um exemplo mais “simples” (se é que podemos usar a palavra “simples” em algum filme de Stanley Kubrick”) que é em “O Iluminado”, de 1980, em uma transição de uma cena em um carro para já dentro do local onde a pessoa se dirige. No entanto, seria impossível falar de elipse e não citar o exemplo que se traduz na maior elipse espaço-temporal da história do cinema: a cena do osso que se transforma no satélite, um salto de milhões de anos, no filme “2001 – Uma Odisséia No Espaço”, também de Stanley Kubrick.

Teremos mais vídeos falando sobre as várias formas de takes, mas, também cito rapidamente e explico o conceito de Establishing Shot, que seria uma cena que situa o espectador do local onde vai ocorrer uma ação. O exemplo, então, é ainda n’O Iluminado, com um super-take do hotel onde se passa a maioria do filme.

Mantenham o sentimento!


Nenhum comentário: