12 de maio de 2012

Moviola Incandescente | Juno

Era o que faltava n'A Bilheteria! O estudante de Cinema na PUC/RJ, Marco Hartmann, fará um vlog sobre  oque realmente é cinema e quais são as técnicas usadas pelos diretores para que os espectadores amem ou odeiem um filme!

Vamos deixar o próprio Marco apresentar esta nova editoria d'A Bilheteria!

O canal do Youtube será, e nunca deixará de sê-lo, o veículo principal desta jornada. O que será escrito aqui no blog, quando não uma aventura particular minha, tratar-se-á de um explicativo mais aprofundado (ou, apenas, traduzido em letras para os que preferirem) do que foi abordado no vídeo. E, aqui, começo já com o primeiro de entrada.

O vídeo trata de uma explicação detalhada sobre uma cena do filme “Juno” (2007, Jason Reitman). A “decupagem” desta cena tem como objetivo traduzir a funcionalidade de alguns elementos narrativos e de como eles contribuem para que uma idéia seja formada dentro do filme. Deixo claro que a formação de um sentimento (como alegria, tristeza, medo) independe de um mero gesto, ou de algo feito jogado no ar. Porém, trata-se de um estudo prévio sobre os teóricos de cinema, afim de entender mais detalhes sobre edição, fotografia, roteiro e direção.

O exemplo que eu mais tenha dado ênfase neste vídeo, é a posição dos atores dentro de um quadro e de isto implica para o sucesso da fluência da cena. Uso o exemplo fictício de um diálogo em que ambos os atores estariam no mesmo lado do quadro, no momento da transição da cena, e de como isso daria um estranhamento aos olhos do espectador e de como isso seria danosamente fatal ao olhar artístico de um filme.


Outro exemplo que me estendi (e que achei que valia a pena o fazer) seria o fato das diferenças de cores na troca de cena entre o diálogo das personagens. Nos dois quadros, vemos no caso de Juno (Ellen Page) cores muito quentes, fortes, representando a personalidade da atriz – uma menina hardcore, mas, que agora pode não estar no melhor dos seus momentos – denotando a plena aflição da personagem. Um ponto interessante no quarto de Juno é o teto, que aparece quase como um protagonista da cena, estando ali para mostrar, e denotar com força, a idéia de sufoco em que a atriz está mergulhada.

Já no quarto da personagem Leah (Olivia Thirbil), já não vemos a presença do teto. O quarto está claro, a personagem usa cores mais suaves e se apresenta no quarto em poses mais tranquilas, deitada na cama, com o ar despojado – seu quarto, aponta algumas características que a aproximam da idade de Juno (como os adesivos pendurados na parede) – mas, em momento algum, notamos a violência das cores como está presente no quarto da outra.
Pronto! É disso que se trata o projeto. Vamos falar de filmes! Vamos discutir cinema! Narrativa, história, forma e conteúdo. A idéia é, antes de ensinar, aprender.


Vamos afinar o sentimento!

Nenhum comentário: