20 de maio de 2012

Moviola Incandescente | Livros e umas verdades



Oi!

Então, fiz outro vídeo. Tive dengue durante a semana. Que coisa, não? Enfim, acabei realizando o vídeo respondendo alguns pedidos que me fizeram. Recebi alguns comentários no Youtube, e até mesmo pessoalmente, querendo saber indicações de livros para estudar alguma parte mais teórica. Pois bem, resolvi falar sobre alguns exemplos de literatura que me engrandeceram em toda essa caminhada cinematográfica que tenho feito desde uns anos para cá. Não acho que adianta você começar a ler alguns livros que, eu diria, que precisariam de alguns outros para que haja um entendimento total do que é dito nesses livros.

Primeiro, pego uma literatura mais fabulosa de Arthur C. Clark, com “2001 – Uma Odisséia no Espaço”. 
Gostaria de ter falado sobre esse livro no vídeo passado, então, abro o vídeo falando dele. Como digo no vídeo, a tradução para o cinema ficou tradicionalmente fiel, dando vazão a ter perdido apenas alguns poucos detalhes. O livro traz consigo o peso do nome que tem o autor, acoplado a ideia de ter sido adaptado para as grandes telas por Stanley Kubrick.

Logo, dou a dica d’”O Clube do Filme”, de David Gilmour. O livro conta a história do próprio crítico e sua jornada para educar seu filho, Jesse. O que se passa é o seguinte: o pai, notando o total desinteresse do filho pelos estudos e uma possível tendência às drogas, sugere que o menino largue de vez à escola, com a condição de, periodicamente, assistir a filmes escolhidos e com o pai. A história se desenvolve de uma maneira fabulosa, onde notamos o desenvolvimento interno de Jesse e o crescimento pessoal de David Gilmour como pai e profissional do cinema. Imperdível.

Logo, então, trago o exemplo do livro teórico em que citei no início do vídeo. Se chama “As Principais Teorias do Cinema”, de J. Dudley Andrew. O livro, que de fato é uma introdução, traz algumas das principais teorias, desde Arnhein até Einsenstein. Aqui, ficamos por dentro de alguns conceitos que embasam argumentos de críticos e diretores para discernir uma ideia. Conceitos de direção, edição, forma e conteúdo aqui são expostos de maneira clara, totalmente acessíveis aqueles em que desejam começar a se aprofundar nas entranhas da sétima arte.

Esse vídeo, embora negado no início, acaba tendo uma veia pessoal. Decidi, por ora, manifestar um pouco do meu sentimento quanto ao profissional de cinema de hoje em dia e da noção que o estudante de cinema tem da vida hoje em dia. Deixo meus apontamentos falarem por si dentro do filme.

Keep the sentimento afinado. Sempre!

Nenhum comentário: