29 de outubro de 2012

Especial | 20 melhores adaptações de livros - Parte 1

(Excelente) lista organizada e realizada pelo colaborador Guilherme Ziggy


Charles Bukowski; Stephen King; Virginia Woolf; Sylvia Plath e Henry Miller são alguns dos expoentes da literatura do último século, e são eles os elementos perfeitos para uma boa adaptação cinematográfica, sejam elas suas próprias biografias, ou até mesmo as adaptações de suas obras, desde sempre Hollywood se interessou muito em transmitir as histórias e obras desses personagens para o grande público. Sendo assim, fiz uma lista com as vinte melhores adaptações dos últimos anos. Espero que gostem. 


1 – As Horas (2001)

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.








2 – Uivo (2010)

Em São Francisco, 1957, uma obra-prima americana é colocada em julgamento. “Uivo” reconta este momento obscuro usando três perspectivas diferentes: os tumultuados eventos da vida que levaram o jovem poeta Allen Ginsberg (James Franco) a descobrir sua verdadeira voz como um artista, a reação da sociedade em relação à sua obra, e uma animação que reflete a originalidade do poema Uivo em si. As três histórias se entrelaçam para contar o nascimento da contracultura americana dos anos 50, que ficou conhecida como Beat Generation.








3 – Pergunte ao Pó (2006)

Los Angeles, década de 30. No auge da depressão, Arturo Bandini (Colin Farrell) sonha se tornar um escritor famoso. Na tentativa de escrever algo ele se hospeda em um quarto barato de hotel, mas logo o plano se mostra um fracasso: o dinheiro de Arturo está acabando e ele ainda não conseguiu escrever. É quando ele conhece Camilla Lopez (Salma Hayek), uma garçonete mexicana que sonha conseguir um bom marido e deixar o emprego. Juntos eles vivem uma relação conturbada, baseada em desejo, ciúmes e desprezo. Baseado no romance de John Fante. 







4 – Hemingway e Gellhorn (2012)

Após uma pescaria bem sucedida, o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen) conhece Martha Gellhorn (Nicole Kidman) em um bar. Interessado nela, logo a convida para um evento que ocorrerá em sua casa, onde serão discutidos meios de ajudar a defesa republicana espanhola em meio ao ataque fascista do general Franco. Neste encontro ela conhece John dos Passos (David Strathairn) e Paco Zarra (Rodrigo Santoro), que insistem para que ela vá ao front e divulgue o que está acontecendo nos jornais. Animada com a ideia, Gellhorn consegue um emprego como corresponde de guerra e parte para a Espanha. Ao saber da notícia Hemingway também vai ao país, no intuito de ajudar na confecção de um documentário sobre a batalha. Lá eles ficam hospedados no mesmo hotel e se aproximam cada vez mais, iniciando um romance que reúne paixão e inteligência.




5 – A Insustentável leveza do Ser (1987)

Nos anos 60 em Praga, Tchecoslováquia, Thomas (Daniel Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. Mas duas mulheres: Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa, vão estar muito presentes na vida dele. Mas ao serem atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como "A Primavera de Praga", quando tanques soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos, a vida deste triângulo amoroso afetada, pois seus sonhos foram destruídos e suas vidas mudariam para sempre. Baseado no romance de Milan Kundera. 





6 – Barfly – Condenados pelo Vício (1987)

Com o roteiro escrito por Charles Bukowski, “Barfly” conta a história de Henry Chinaski (Rourke), um escritor alcoólatra que inicia um romance cheio de contradições com Wanda Wilcox (Dunaway), outra frequentadora assídua dos bares de Los Angeles. Neste cenário, surge uma terceira pessoa que vai mudar a relação do casal. Após a realização do filme, Bukowski escreveu “Hollywood”, livro que relata a experiência de escrever um roteiro cinematográfico. 










7 – Sylvia (2003)

A história de Sylvia Plath (Gwyneth Paltrow), uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes (Daniel Craig), por quem se apaixona e vive um longo romance.








Nenhum comentário: